ABDOMINOPLASTIA
Cirurgia de abdome


A abdominoplastia é uma cirurgia plástica realizada para retirar o excesso de pele e gordura no abdome. Os principais tipos de abdominoplastia são:
- Miniabdominoplastia: indicado para pacientes com excesso de pele pontual abaixo do umbigo, esse procedimento caracteriza-se por uma única incisão na parte inferior do abdome.
- Abdominoplastia clássica: indicada para pacientes com excesso de pele tanto abaixo como acima do umbigo. Com a finalidade de remover pele e corrigir a diástase da musculatura e/ou hérnias que estiverem presentes. São realizadas uma incisão ao redor do umbigo e outra na região pubiana, de um lado a outro.
- Abdominoplastia em âncora: indicada principalmente para pacientes que passaram por grande perda de peso, pois permite retirada do excesso de pele tanto no sentido vertical como na horizontal. O nome é exatamente pelo formato das cicatrizes.
- Abdominoplastia circunferencial: quando a flacidez de pele também está presente nas costas acima do glúteo. A cicatriz dá uma volta completa na cintura da paciente.
Que aspecto têm as cicatrizes da abdominoplastia?
As cicatrizes da abdominoplastia variam de acordo com o tipo de procedimento realizado, já que as incisões podem ser feitas em locais distintos. Contudo, a maior incisão, na parte inferior do abdome, é feita com o objetivo de ser bem discreta, de modo que fique sob as roupas íntimas ou trajes de banho.
Que anestesia é utilizada na abdominoplastia?
A anestesia pode ser bloqueio de coluna (peridural ou raquianestesia) e/ou geral.
Que cuidados devo tomar no pós-operatório da cirurgia de abdome?
Visando uma cicatrização efetiva, a cinta cirúrgica recomendada deve ser utilizada, e maiores esforços físicos devem ser evitados por 30 dias. A alimentação deve ser rica em fibras, evitando o acúmulo de gases e otimizando a função intestinal. Além disso, drenagens linfáticas devem ser realizadas para auxiliar nesse processo de reabilitação da região. Nas primeiras duas semanas (14 dias) é necessário assumir uma postura levemente encurvada para caminhar com a finalidade de reduzir a força na região da cicatriz. De maneira semelhante, ao deitar deve elevar a cabeceira e flexionar os joelhos com travesseiros no mesmo período.
O pós-operatório da abdominoplastia é doloroso?
A sensação de dor varia de caso a caso. Há pacientes que relatam praticamente não sentir incômodo com o procedimento, enquanto alguns queixam-se de dor. As dores são mais comuns nas costas devido a postura encurvada ou nos casos que associaram lipoaspiração. Para aliviá-la, medicamentos analgésicos são receitados para os primeiros dias de pós-operatório.
Tem mais dúvidas a respeito da abdominoplastia ou deseja fazer uma avaliação? Agende uma consulta.