BLEFAROPLASTIA
Cirurgia das pálpebras


A blefaroplastia é uma cirurgia destinada a remover o excesso de pele, bolsas de gordura e/ou flacidez muscular na região das pálpebras. Em geral, o seu objetivo é contribuir para um olhar mais atraente.
A intervenção pode ser feita apenas na pálpebra superior, na inferior ou em ambas, a depender do quadro de cada paciente.
Em que idade a blefaroplastia é indicada?
A indicação da blefaroplastia não vincula-se à idade, mas sim ao interesse em corrigir a aparência das pálpebras.
Aliás, a concepção de que a blefaroplastia contempla apenas pessoas mais velhas interessadas em um efeito de rejuvenescimento facial é equivocada: o procedimento frequentemente também é procurado por jovens, principalmente devido a heranças genéticas e à alta exposição solar, que afetam as pálpebras independentemente da idade.
Onde ficam as cicatrizes da blefaroplastia?
As cicatrizes da blefaroplastia tendem a ficarem disfarçadas nos sulcos da pele das pálpebras. Em geral, o resultado final é de cicatrizes discretas, como trata-se de uma região de pele muito fina.
Quanto tempo dura a cirurgia de pálpebras?
Geralmente, o procedimento é realizado em cerca de 2 horas. Em seguida, o paciente permanece internado por em torno de 6 horas.
É necessário que os olhos fiquem tapados após a blefaroplastia?
Não. Curativos oclusivos não são necessários nesse procedimento. Entretanto, o pós-operatório envolverá a recorrente aplicação de compressas frias, a fim de evitar edemas.
O pós-operatório da blefaroplastia é doloroso?
A sensação de dor varia de caso a caso. Há pacientes que relatam não sentir dor alguma com o procedimento, enquanto alguns reclamam da sensação de ardor na região dos olhos. Para aliviá-la, medicamentos analgésicos são receitados para os primeiros dias de pós-operatório.
Tem mais dúvidas a respeito da blefaroplastia ou deseja fazer uma avaliação? Agende uma consulta.