CIRURGIAS REPARADORAS
Queimaduras, cirurgia de câncer de pele, correção de cicatrizes, reconstrução de mama e úlceras de decúbito


Queimaduras
Dependendo do grau de queimadura (em geral, segundo grau profundo ou terceiro grau), a Cirurgia Plástica é indicada para contornar perdas de função e/ou estéticas do paciente.
Nesse sentido, são utilizadas duas principais técnicas cirúrgicas: enxertos (aplicação de finas fatias de pele saudável do próprio paciente na região queimada) e retalhos (transferência de pele e tecido irrigado por artérias para a área acometida, visando reestabelecer funcionalidades).
Cirurgia de câncer de pele
Na maior parte dos casos, a cirurgia é a melhor alternativa para o tratamento de câncer de pele, devido aos elevados índices de cura sem recidiva. Na cirurgia, remove-se o tumor e uma margem de segurança da pele, a ser definida de acordo com o quadro do paciente.
Com essa intervenção, a Cirurgia Plástica tem um importante papel reparador, utilizando-se de técnicas cirúrgicas como enxertos e retalhos para realizar reconstruções após a retirada do(s) tumor(es).
Correção de cicatrizes
A cicatrização ocorre sempre que há uma lesão da pele ou outro tecido e envolve a formação de colágeno. Nem sempre, entretanto, esse processo é bem-sucedido.
A cirurgia para correção de cicatrizes – devido a complicações como queloides – consiste na retirada completa da cicatriz anterior e sua reelaboração com pontos internos.
Reconstrução de mama
A reconstrução de mama é uma cirurgia reparadora que pode ser realizada após a mastectomia (remoção total da mama em tratamento do câncer) ou lumpectomia (remoção parcial), para restaurar o(s) seio(s). Envolve possibilidades como a colocação de próteses, uso de expansores (instalação de próteses vazias sob a pele para promover expansão gradual do tecido epitelial) e retalhos, a depender do caso.
Úlceras de decúbito
As úlceras de decúbito são áreas de necrose da pele que resultam de uma pressão constante das estruturas internas em pacientes acamados. Nesse caso, o tratamento é realizado com a retirada dos tecidos desvitalizados (pele morta), seguida de reconstrução por meio de retalhos.
Tem dúvidas específicas sobre algum desses procedimentos ou deseja fazer uma avaliação? Agende uma consulta.