top of page

CIRURGIAS REPARADORAS

Queimaduras, cirurgia de câncer de pele, correção de cicatrizes, reconstrução de mama e úlceras de decúbito

Reparadora.jpg
Logo branco.png

Queimaduras​

 

Dependendo do grau de queimadura (em geral, segundo grau profundo ou terceiro grau), a Cirurgia Plástica é indicada para contornar perdas de função e/ou estéticas do paciente.

 

Nesse sentido, são utilizadas duas principais técnicas cirúrgicas: enxertos (aplicação de finas fatias de pele saudável do próprio paciente na região queimada) e retalhos (transferência de pele e tecido irrigado por artérias para a área acometida, visando reestabelecer funcionalidades).

Cirurgia de câncer de pele

 

Na maior parte dos casos, a cirurgia é a melhor alternativa para o tratamento de câncer de pele, devido aos elevados índices de cura sem recidiva. Na cirurgia, remove-se o tumor e uma margem de segurança da pele, a ser definida de acordo com o quadro do paciente.

Com essa intervenção, a Cirurgia Plástica tem um importante papel reparador, utilizando-se de técnicas cirúrgicas como enxertos e retalhos para realizar reconstruções após a retirada do(s) tumor(es).

Correção de cicatrizes

A cicatrização ocorre sempre que há uma lesão da pele ou outro tecido e envolve a formação de colágeno. Nem sempre, entretanto, esse processo é bem-sucedido.

A cirurgia para correção de cicatrizes – devido a complicações como queloides – consiste na retirada completa da cicatriz anterior e sua reelaboração com pontos internos.

Reconstrução de mama

A reconstrução de mama é uma cirurgia reparadora que pode ser realizada após a mastectomia (remoção total da mama em tratamento do câncer) ou lumpectomia (remoção parcial), para restaurar o(s) seio(s). Envolve possibilidades como a colocação de próteses, uso de expansores (instalação de próteses vazias sob a pele para promover expansão gradual do tecido epitelial) e retalhos, a depender do caso.

Úlceras de decúbito

 

As úlceras de decúbito são áreas de necrose da pele que resultam de uma pressão constante das estruturas internas em pacientes acamados. Nesse caso, o tratamento é realizado com a retirada dos tecidos desvitalizados (pele morta), seguida de reconstrução por meio de retalhos.

Tem dúvidas específicas sobre algum desses procedimentos ou deseja fazer uma avaliação? Agende uma consulta.

Rua Helvídio Ferraz, 257, Jóquei

Teresina, PI (64048-340)

Tel: (86) 3232-4000

WhatsApp: (86) 98802-0671

INFORME LEGAL

As informações contidas nesta página têm caráter informativo e educacional. Esse conteúdo jamais deve ser usado para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvida, o profissional médico deve ser consultado, pois somente ele é habilitado para praticar o ato médico, conforme o Conselho Federal de Medicina.

© 2020 por PME360.

bottom of page