OTOPLASTIA
Cirurgia das orelhas


A otoplastia é a cirurgia plástica das orelhas, voltada a correções estéticas diversas – assimetrias de tamanho, forma e angulação, malformações e traumatismos. Pode corresponder a diferentes técnicas, dependendo do problema a ser resolvido.
Predominantemente, a otoplastia refere-se à correção das orelhas proeminentes, ou orelhas de abano, e é um procedimento muito comum entre crianças.
Em que idade a otoplastia é indicada?
Como as orelhas proeminentes costumam ser motivo de bullying entre crianças, afetando a autoestima e o comportamento da criança que possui essa característica, a cirurgia corretiva costuma ser indicada ainda na infância.
A idade mínima sugerida para correção das deformidades das orelhas é de 6 anos, pois nesse período a orelha alcançou boa parte do seu desenvolvimento.
Onde ficam as cicatrizes da otoplastia?
Em geral, as cicatrizes ficam na parte de trás da curvatura das orelhas. Entretanto, dependendo da intervenção a ser realizada, isso pode variar.
Quanto tempo dura a cirurgia de orelhas?
Geralmente, o procedimento é realizado em cerca de 1 hora. Em seguida, o paciente permanece internado por em torno de 6 horas.
Que curativo é utilizado na otoplastia?
Após a cirurgia, a região lateral da cabeça é enfaixada, e o curativo deverá ser mantido nas primeiras 48 horas. Depois disso, a faixa poderá ser retirada, e uma faixa de malha deverá ser utilizada pelos primeiros 30 dias, para preservar a área das orelhas.
O pós-operatório da otoplastia é doloroso?
A sensação de dor varia de caso a caso. Há pacientes que relatam praticamente não sentir incômodo com o procedimento, enquanto alguns queixam-se de dor. Para aliviá-la, medicamentos analgésicos são receitados para os primeiros dias de pós-operatório.
Tem mais dúvidas a respeito da otoplastia ou deseja fazer uma avaliação? Agende uma consulta.